O que é metabolismo?
Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando. Para que as pessoas mais leigas possam entender esse conceito, podemos dizer numa linguagem mais clara e objetiva que metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. O metabolismo divide-se em anabolismo (conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores) e catabolismo (conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores).
Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos. Ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.
O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.
Fatores que afetam o metabolismo
Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores que listamos a seguir. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:
1º) Tecido muscular - Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecido vivo e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia.
2º) Alimentação - O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo. Isso também vale para as farinhas de trigo brancas (refinadas) utilizadas no preparo de pães, bolos e massas. Os alimentos gordurosos também devem ser controlados, mas é importante não reduzi-los em demasia, uma vez que a deficiência desse nutriente diminui a produção de certos hormônios, levando à diminuição do metabolismo. Utilize em suas refeições gorduras que fazem bem para a saúde provenientes de nozes, castanhas e azeite de oliva.
3º) Freqüência das refeições - O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Quando pulamos refeições, ficando muito tempo sem comer, o corpo procura obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).
4º) Atividade física - Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação acelera o metabolismo. Além disso, o exercício regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico.
5º) Água -A maioria das funções do corpo acontecem na presença de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos 8-10 copos por dia.
6º) Sexo - O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. Por isso é importante que as mulheres não deixem de praticar uma atividade física, que ajude no desenvolvimento de massa muscular.
7º) Idade - A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, contudo pesquisas indicam que isso ocorre pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular. Por isso, é importante que haja um controle alimentar e prática regular de atividade física.
8º) Temperatura ambiente - Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.
Acelere o seu metabolismo
Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar, mastigando bem os alimentos e reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas.
Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo. A prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta, ajuda muito.
A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios aeróbicos intensos.
Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo.
Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça.
A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a conseqüência é a dificuldade de se perder gordura corporal, além do risco de desenvolvimento de cálculos na vesícula.
Por isso, a dieta deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional e as calorias oferecidas devem ser compatíveis com a necessidade individual de cada pessoa, caso contrário o programa de emagrecimento será um verdadeiro fracasso.
O ideal é fazer de cinco a seis pequenas refeições diárias e reduzir a ingestão calórica, calculando uma perda de peso de até 500g por semana, de forma segura e com bons resultados a longo prazo.
Conheça o cardápio completo ideal para quem precisa acelerar o metabolismo
Café da manhã
1 copo de leite com café ou 1 pote de iogurte desnatado + 2 c. (sopa) de cereal integral ou 2 biscoitos integrais + 1 fatia de queijo branco ou 1 c. (sobremesa) de requeijão light + 1 fatia média de mamão ou outra unidade de fruta B
Lanche da manhã
1 fruta ou substituição de fruta A
Almoço
1 porção média (100 g) de carne, ave ou peixe grelhado + vegetais A sem limite + 1 escumadeira de vegetais B + 1 laranja ou outra unidade de frutas A
Lanche da tarde
1 copo (150 ml) de vitamina com frutas B
Jantar
Ração humana:Misture 6 colheres (sopa) de quinoa em flocos + 6 colheres (sopa) de farelo de arroz + 4 colheres (sopa) de lecitina de soja granulada + 3 colheres (sopa) de semente de girassol + 3 colheres (sopa) de gergelim + 4 colheres (sopa) de semente de linhaça + 4 castanhas-do-pará. Depois de tudo misturado, guarde em um pote com tampa e leve à geladeira (dura 30 dias na geladeira).
Bata no liquidificador: - 250 ml de leite desnatado
- 2 colheres (sopa) da ração humana
- 1 fruta (1 banana média, uma fatia de mamão, seis morangos grandes ou 1/2 maçã com casca)
Beba em seguida.
Bata no liquidificador: - 250 ml de leite desnatado
- 2 colheres (sopa) da ração humana
- 1 fruta (1 banana média, uma fatia de mamão, seis morangos grandes ou 1/2 maçã com casca)
Beba em seguida.
Ceia
1 copo (150 ml) de chá verde
Lista de substituições
Frutas A Laranja, tangerina, abacaxi, melão, maracujá, kiwi e acerola
Frutas B Pera, maçã, ameixa, mamão, pêssego, caqui, goiaba e morango
Vegetais A Alface, brócolis, pepino, tomate, repolho, agrião, pimentão, salão, alcachofra, espinafre, berinjela, almeirão, couve-flor, escarola, acelga, aspargo e cebolinha
Vegetais B Abóbora, beterraba, palmito, chuchu, vagem, ervilha, cebola, cogumelos, nabo, quiabo, abobrinha, broto de feijão e couve
Frutas B Pera, maçã, ameixa, mamão, pêssego, caqui, goiaba e morango
Vegetais A Alface, brócolis, pepino, tomate, repolho, agrião, pimentão, salão, alcachofra, espinafre, berinjela, almeirão, couve-flor, escarola, acelga, aspargo e cebolinha
Vegetais B Abóbora, beterraba, palmito, chuchu, vagem, ervilha, cebola, cogumelos, nabo, quiabo, abobrinha, broto de feijão e couve
mdmulher/belezapura
Many thanks, this makes additional feeling to me.
ResponderExcluirYou have merely made my day, simply get the details
I'm looking for. Does this procedure works for young adults like me? Is there any technique to try?
My page ; Sherell Celestine