. .

Se dê o direito de curtir o ócio

Destaque da MatériaTer momentos tranquilos e de descanso durante a rotina atribulada pode melhorar a saúde e bem-estar

Estar sempre linda e em forma, agir com perfeição, conquistar o homem dos sonhos, manter-se no emprego, cuidar da casa, agradar aos familiares e corresponder às expectativas das amigas são exigências que implicam tarefas árduas e diárias às mulheres.

Além de tudo isso, ainda existe uma oferta imensa de sites, programas de TV, livros, jornais e revistas para conferir diariamente, já que estar bem informada no mundo atual é importantíssimo.


Com isso, achar um tempo para não fazer nada tem se tornado cada vez mais difícil. Mas será que o mundo vai acabar se você reduzir a velocidade por ao menos um dia? Claro que não! E é exatamente disso que depende a sua saúde, carreira e felicidade.

Por que rejeitamos o ócio

É cultural: aprendemos que devemos nos manter sempre ocupadas, então a idéia de não fazer nada cheira a desperdício de tempo ou então a egoísmo. Como quem valoriza o ócio é logo tachado de preguiçoso, de folgado, achamos que vamos ser malvistas se tirarmos algumas horas ou um dia inteiro para nós mesmas. A verdade é que o ambiente de trabalho costuma ser um grande incitador dessa culpa horrososa. Numa economia altamente competitiva como a atual, não assumir a postura de workaholic pode representar um risco para a carreira. Se outros andam rápido, você acha que tem de caminhar na mesma velocidade - bate um medão de ficar para trás.

Destaque da Matéria

Hora da mudança

Então, comece já a sua operação corta-caos motivando-se mentalmente para dar um refresco a si mesma.

"Sentimos um alívio gostoso quando nos desviamos um pouco do ideal maluco de obter eficiência máxima", comenta Carmen, "porque saímos de um mundo ilusório, que nem sempre é o que desejamos, para outro real, em que podemos ser nós mesmas, de carne e osso, com as nossas limitações." E uma das melhores conseqüências disso é que nos sentimos mais felizes, irradiando esse sentimento maravilhoso para os que estão ao redor, de namorado a familiares, de colegas de trabalho a clientes... Já reparou que as pessoas menos estressadas sorriem mais, conversam melhor, parecem mais jovem, transmitem bem-estar? Então, desfrute a vida com menos pressa e seja uma delas.

Sua saúde, com certeza, vai lhe agradecer. As horas livres reduzem consideravelmente o stress e você dorme melhor - um dos segredos para aumentar sua imunidade. "Além disso, é sinal de maturidade perceber que não importa fazer mais, e sim fazer melhor", finaliza Laura Fortgang.

15 maneiras de não fazer nada (ou quase nada)

Você está pronta para começar? Então confira algumas sugestões do livro "365 maneiras de relaxar mente, corpo e alma" e relaxe!


Destaque da Matéria



1. Se o telefone toca quando você está no meio de um trabalho, aproveite para fazer uma pausa rápida e bata um papo gostoso.

2. Comece o dia se espreguiçando, antes de pular da cama.

3. Vá a uma cafeteria e sente-se perto do vidro. Única atividade permitida: ver o movimento na rua.

4. Relaxe o corpo sobre um tapete macio.

5. Adie para amanhã pelo menos uma coisa que você não tem de fazer hoje.

6. Estique um edredom sobre a grama e deite nele para analisar o formato das nuvens.

7. Tire um cochilo.

8. Deixe seu gato ou cachorro dormir no seu colo - aí você vai morrer de dó de acordá-lo e ficará de certa forma parada por uns instantes.

9. Sente-se ao ar livre no fim de tarde e veja anoitecer.

10. Folheie sua revista predileta ou um catálogo de moda bacanérrimo.

11. Se o seu computador der pau, saia de perto e vá tomar uma água.

12. Olhe fotos. Do namorado, da viagem que fez com as amigas, do seu último aniversário...

13. Cancele um plano, como aquele almoço de família que você adoraria não ter marcado.

14. Sente-se com as pernas para o lado de fora da poltrona - só para ficar mais difícil de se levantar.

15. Quando for para a cama no sábado à noite, desligue o radiorrelógio para nem ter idéia da hora que vai acordar no domingo.-se




 LisaLombardi/nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário