A equipe, liderada por Dario Maestripieri, analisou 348 homens (média de idade de 29 anos) e 153 mulheres (27 anos), todos estudantes de mestrado. Cerca de 40% dos representantes do sexo masculino e 53% do feminino tinham parceiros fixos.
Os alunos foram convidados a jogar uma série de jogos de computador e informados de que o teste era uma exigência do curso e que teria impacto em sua colocação na carreira. Essa medida tornou a situação potencialmente estressante. Amostras de saliva coletadas antes e depois da atividade mediram os níveis hormonais e suas alterações.
Segundo o jornal Daily Mail, as concentrações de cortisol aumentaram em todos os participantes, principalmente em mulheres. No entanto, os solitários mostraram taxas mais altas que os que dividem a vida com alguém. O exercício ainda diminuiu a testosterona nos homens, mas não no sexo oposto, um efeito do estresse observado previamente em humanos e animais.
Maestripieri disse que o casamento pode ser muito estressante, mas justamente isso deve tornar mais fácil para as pessoas lidarem com outros fatores estressantes da vida. As considerações foram divulgadas na publicação Stress.
Patricia Zwipp/Mulher/Curiosidades
Foto: Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário